Regulamento

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DO SERTÃO 2015

DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO
Art. 1º - O Campeonato do Sertão do Sub-15 e Sub-17 2015 serão promovidos, organizados e dirigidos pela Comissão de Futebol Amador do Serra Talhada Futebol Clube, conforme este REC.
Art. 2º - Participarão do Campeonato do Sertão Sub-15 e Sub-17, as Associações pré-selecionadas pela Comissão Organizadora da Competições.
Art. 3º - A adesão ao REC se efetivará com a inscrição dos atletas pelas equipes e não lhes caberão ressalvas.
Art. 4º - Cada clube inscrito é obrigado a participar nas duas categorias do Campeonato Sub-15 e Sub-17

DA INSCRIÇÃO
Art. 5º - A inscrição será feita através da entrega de ficha de inscrição (anexo I) a Comissão de futebol Amador do Serra Talhada Futebol Clube, mediante ofícios de solicitação dos clubes.
Parágrafo Único — Para o cadastro dos atletas no campeonato, os clubes deverão preencher a ficha de inscrição e enviar os seguintes documentos:
1. Certidão de nascimento com pelo menos 05 (cinco) anos de assentamento no livro do cartório; (xerox)
2. Carteira de Identidade; (xerox)
3. Declaração do Colégio com carimbo, comprovando que o atleta está devidamente matriculado e que está frequentando a escola;
4. Atestado médico com carimbo, CRM e assinatura do médico; (opcional)
5. Autorização escrita e assinada pelos pais para que o atleta participe do Campeonato e a cópia da identidade do pai;
6. Termo de Responsabilidade assinado pelo Presidente do clube com firma reconhecida;

DA FORMA DE DISPUTA
Art. 6º - O Campeonato do Sub-15 e Sub-17 será iniciado em 21 de Fevereiro de 2015.
Art. 7º - O Campeonato será disputado em três (3) fases, de acordo com as disposições contidas neste REC
Art. 8º - O Campeonato será regido em todas as fases pelo sistema de pontos ganhos:
Vitória - 03 pontos; Empate - 01 ponto; Derrota – 00 ponto.

DA 1ª. FASE
Art. 9º - A Primeira Fase será disputada pelas 8 (oito) Associações pré-selecionadas pela Comissão de Futebol Amador do Serra Talhada Futebol Clube, formando 2 (dois) grupos com 4 (quadro) equipes, com as Associações jogando entre si dentro no grupo, no critério de IDA e VOLTA, iniciando a disputa com zero ponto. Classificam-se para a próxima fase as 2 primeiras colocadas de cada grupo.

DA 2ª. FASE- SEMIFINAL
Art. 10 - A fase SEMIFINAL será disputada pelas 4 associações classificadas na fase anterior que serão divididas em 2 grupos com 2 equipes (1* contra a 2*) com as equipes jogando entre si no critério de IDA e VOLTA, iniciando a disputa com zero ponto. Classificam-se apenas uma equipe (1* colocada) de cada grupo para a próxima fase.
Parágrafo Único: Os critérios de desempate, para indicar o clube classificado quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas de cada grupo serão os seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem:
1º) Maior saldo de gols;
2º) Maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) Cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

DA 3ª. FASE - FINAL
Art. 11 - A fase FINAL será disputada pelas duas (2) associações classificadas na fase anterior com as equipes jogando entre si no critério de IDA e VOLTA, iniciando a disputa com zero ponto. Sagrando-se campeã a Associação que obtiver maior número de pontos na fase e vice-campeã a equipe segunda colocada nesta fase.
Parágrafo Único: Os critérios de desempate, para indicar a equipe campeã quando houver igualdade em pontos ganhos ao finai das duas partidas de cada grupo serão os seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem:
1º) Maior saldo de gols;
2º) Maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) Cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
Art. 12 - Critérios para desempate para a PRIMEIRA FASE:
1º) Maior número de vitórias, na fase em disputa;
2º) Maior saldo de gols, na fase em disputa;
3º) Confronto direto, na fase em disputa (duas equipes);
4º) Maior número de gols marcado, na fase em disputa;
5º) Defesa menos vazada, na fase em disputa;
6º) Sorteio público na sede do Serra Talhada Futebol Clube.
Parágrafo Único: para decidir o mando de campo, será levada em consideração (precedência), a Associação que obtiver a melhor campanha (melhor pontuação) até a fase em disputa.

TABELA E LOCAL DOS JOGOS
Art. 13 - A Tabela será elaborada pela Comissão de Futebol Amador do Serra Talhada após sorteio da ordem das equipes e, os jogos serão realizados nos estádios aprovados pela Comissão organizadora.
Art. 14 - Os locais e o mando de campo dos jogos serão estabelecidos de acordo com critérios técnicos estabelecidos pela Comissão Organizadora.

DO ADIAMENTO E SUSPENSÃO DAS PARTIDAS
Art. 15 - Excepcionalmente a Comissão Organizadora poderá antecipar ou adiar jogos ou programar rodadas duplas.
Parágrafo Único - O árbitro da partida, após analisar os fatores intervenientes, poderá aguardar, no máximo, até 20 minutos, como tolerância, para iniciar a partida.
Art. 16 - Se a partida for suspensa por motivo alheio i vontade da Associação detentora do mando de campo e reconhecida pela Comissão Organizadora, a mesma partida voltará a ser jogada integralmente, cabendo a Comissão designar o dia e local. Caso não se verifique o reconhecimento da Comissão, a Associação detentora do mando de campo será declarada perdedora pelo escore de 3 x 0 em favor do adversário.
Art. 17 – A Associação que em seu estádio der causa a suspensão da partida por interesse próprio, como invasão de campo, tumulto ou outros motivos relevantes será declarada perdedora pelo escore de 3 x 0 (três a zero) e poderá ter sua praça de esportes interditada durante a competição em curso, perda e/ou inversão de mando de campo de uma a duas partidas ou eliminação da competição.

DA CONDIÇÃO DE JOGO DOS ATLETAS E DO PRAZO PARA REGISTRO
Art. 18 - As Associações que integram o Campeonato obrigam-se a incluir nos jogos apenas os atletas que estejam regularmente inscritos na ficha de inscrição (anexo I).
Parágrafo Primeiro - O atleta inscrito no SUB 15 poderá participar da categoria SUB 17, desde que não seja na mesma rodada e que tenha nascido em 2000. Caso o atleta do SUB 15 (nascido em 2000) tenha assinado a súmula do jogo preliminar, mas não tenha jogado nem sido punido pela arbitragem, poderá jogar na partida do SUB 17 da mesma rodada.
Parágrafo Segundo - Poderão participar da Competição por categoria os atletas nascidos em:
2000, 2001 e 2002 - categoria Sub 15
1998, 1999 e 2000 - categoria Sub 17.
Parágrafo Terceiro - Cada Associação poderá inscrever número ilimitados de atletas até o último dia útil que antecede a 2• Fase da Competição; não será permitido substituir atleta já inscrito.
Art. 19 - As Advertências e Expulsões (cartão amarelo e cartão vermelho) aplicadas aos atletas, somente serão computadas dentro da própria categoria na qual se verificou a infração e não cumulativa entre as diversas categorias.
Parágrafo Único - Será permitido apenas (cinco) 5 atletas de outro estado, entre os trinta inscritos, em cada categoria (Sub15 e Sub17).

DA ORDEM E DA SEGURANÇA DAS PARTIDAS
Art. 20 - Ao Presidente da Comissão Organizadora, além das medidas de ordem administrativa e técnicas indispensáveis a segurança do espetáculo e a normalidade das competições, compete designar um delegado do jogo para os seguintes itens:
a) Limitar o número de pessoas no campo de jogo.
b) Observar se está tudo normal em relação ao campo, bolas, banco de reserva, túneis, vestiários.
c) Observar o comportamento do público.
d) Emitir relatório. ,

DA ARBITRAGEM
Art. 21 – Compete ao árbitro e auxiliares, em relação à normalidade de competição:
a) Observar que, no local designado ao banco de reservas, só poderá estar, além dos jogadores substitutos mais quatro pessoas, exclusivamente, credenciadas pelas Associações: técnico. Auxiliar técnico, preparador físico e massagista.
b) Providenciar para que, aos oito (08) minutos do intervalo, os jogadores das Associações se apresentem para o segundo tempo de partida.
Art. 22 - Encerrada a partida, o árbitro elaborará a súmula e o seu relatório técnico e disciplinar em modelo fornecido pela Comissão Organizadora, devendo entregá-los na sede do Serra Talhada até as 14h00 do primeiro dia útil seguinte.
Parágrafo Único - A bola da Competição será de marca PÊNALTY e será de responsabilidade da equipe mandante manter 4 (quatro) bolas do mesmo modelo em condições de jogo.
Art. 23 - A identificação dos atletas será feita com a apresentação da carteira de identidade (RG)/comprovante, não sendo permitida cópia xerográfica, ficando a mesma em poder do delegado da partida até o seu encerramento. Essa verificação será de total responsabilidade da arbitragem e cobrada rigorosamente das associações.

DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES
Art. 24 - A agressão física, tentada ou consumada ao árbitro e seus auxiliares, Delegado ou Comissão Organizadora, quando praticada por dirigentes ou funcionários da Associação participante, inclusive invasão de campo ou das vestiarias dos árbitros por torcedores, resultará para o infrator, a aplicação das sanções administrativas previstas no estatuto da FPF, independentemente de condição de visitante ou visitado.
Art. 25 - Uma comissão formada por 03 (três) membros do Serra Talhada Futebol Clube indicado pela Presidente julgará às infrações cometidas pelas Associações participantes, assim como pelos atletas.
Art. 26 - O atleta que receber três cartões amarelos estará automaticamente suspenso da próxima partida.

DO TEMPO DE JOGO E DOS HORÁRIOS DAS PARTIDAS
Art. 27 - O tempo de jogo das partidas do Campeonato do Sertão Sub-15 e Sub-17 será o seguinte:
a) SUB 15 - Dois tempos iguais de 35 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
b) SUB 17 - Dois tempos iguais de 40 minutos, com um intervalo de 10 minutos.
Art. 28 - Os jogos do Campeonato do Sertão categoria Sub-15 e Sub-17 serão realizados os sábados, domingos e feriados, oportunamente, nos seguintes horários:
Pela Manhã - Sub-15 - 08h30min; Sub-17 - 10h00min
Pela Tarde - Sub-15 - 13h30min; Sub-17 - 15h00min
Art. 29 - Será dado um tempo técnico a cada equipe, sendo que a equipe que der saída de jogo tem até os vinte minutos da 1ª. Fase para solicitar o tempo técnico. Na 2ª. Fase até os vinte minutos a equipe adversária terá o direito de solicitar o tempo técnico.
Art. 30 - Serão efetuadas 07 (sete) substituições. Os substitutos na hora do procedimento da substituição, devendo apresentar um documento de identidade (RG). O nome do atleta substituto terá que constar na relação dos participantes, entregue ao Delegado da Partida antes do início da partida.

DA PREMIAÇÃO
Art. 31 - Serão premiadas, por categoria, com Troféus e Medalhas as equipes Campeãs e com Medalhas as equipes Vice-campeãs. As medalhas serão em número de 35 unidades.

DO UNIFORME
Art. 32 - Fica a Associação detentora do mando de campo, responsável pela troca de uniforme, quando exigido pelo árbitro, face à semelhança com o da associação visitante.

DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 33 – A Associação participante que não comparecer ao local de jogo ou extrapolar os 20 (vinte) minutos de tolerância, será considerada perdedora por W x O com o placar de 3 x 0 em favor da equipe que compareceu normalmente para a realização da partida, ficando ainda, a equipe que não compareceu ao local da partida, eliminada da Competição nas duas categorias (SUB-15 e SUB-17), bem como, será indiciada sob as penas previstas no CBJD, julgada pela Comissão Disciplinar da Competição.
Art. 34 – A marcação do campo será de responsabilidade da equipe mandante do jogo.
Parágrafo Único - Caso esteja registrado no relatório do árbitro que a marcação do campo está em desacordo, com as dimensões e metragens menores que as medidas permitidas, a equipe infratora poderá perder os pontos conquistados nesta partida e ainda indiciada sob as penas previstas no CBJD, Julgada pela Comissão Disciplinar da Competição.
Art. 35 - Para a fase semifinal, os cartões amarelos serão 2erados, permanecendo a suspensão automática no caso de cartão vermelho e o terceiro amarelo aplicado na fase anterior.
Art. 36 - O Desfile de Abertura para todas as Associações inscritas, será no mínimo, com 15 atletas. A Associação deverá se apresentar, através de seu responsável direto, ao representante da Comissão Organizadora, incumbido de registrar a presença das equipes no local.
Art. 37 - Após a assinatura da súmula, os jogadores deverão permanecer na área do campo ou do banco de reservas, não podendo retornar ao vestiário.
Art. 38 - O contido nestas normas foi aprovado pelas equipes participantes em reunião preparatória na sede do Serra Talhada Futebol Clube, que tomaram ciência de todo o seu teor.
Art. 39 - Durante todos os jogos do Campeonato Infantil do Sertão do Alto Pajeú sub-15 e sub-17, desde a chegada da arbitragem ou pessoal da Comissão Organizadora até a sua saída do local dos jogos, fica terminantemente proibida a utilização de todo o tipo de propaganda eleitoral. A associação que comprovadamente, der causa ou descumprir o contido neste dispositivo, será desclassificado da competição.
Art. 40 - Será obrigatória a apresentação de relação dos atletas, por categoria, de acordo com modelo apresentado pela Comissão Organizadora, o qual deverá ser preenchido em máquina de datilografia ou através de digitação por computador ou, ainda, em última hipótese, em letras de forma, nome completo e apelido que será entregue ao Delegado ou ao Árbitro da partida antes do início do jogo.
Art. 41 - A equipe mandante deverá colocar à disposição do evento, em cada partida, um veículo para socorro de emergência dos participantes do jogo.
Art. 42 - Os casos omissos ou controversos que venham gerar dúvidas serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Ver arquivo original, assinado pelos participantes.

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